All Rights ReservedView Non-AMP Version
BGC Brasil
  • Homepage
  • Background Check
Background Check

Como analisar parcerias pode reduzir riscos reputacionais

Riscos reputacionais

Os riscos reputacionais podem ser entendido como todos os problemas e prejuízos de imagem que uma empresa está vulnerável a sofrer.

Mais evidente nos dias de hoje, esses riscos são uma preocupação latente nas organizações que buscam estratégias para evitar situações como:

É notícia: Salton, Aurora e Garibaldi pagarão R$ 7 milhões em indenização após resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão

Imagine, por um descuido e falta de due dilgence na parceria, sua marca perde milhões em multa e ainda pode ser cancelada.

Estamos vivendo nesta era: a era do cancelamento. Qualquer tipo de descuido em sua empresa pode significar a destruição da reputação dela.

Isto ocorre porque as tecnologias de informação, por meio das mídias sociais, conseguem repercutir informações de maneira mais rápida e também em maior proporção.

Por essa razão, é necessário redobrar a atenção e as estratégias de transparência e imagem da sua organização. Confira nosso conteúdo e veja uma forma ágil e eficaz de cuidar disso!

Entenda o que são riscos reputacionais

Riscos Reputacionais

Primeiro, vamos entender o que é a reputação de uma empresa:

A reputação é a percepção que o público tem dela e uma boa reputação é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

Por essa razão, os riscos reputacionais são uma das maiores preocupações das empresas atualmente, pois colocam esse fator em uma situação de vulnerabilidade. 

Esses riscos são, de forma simplificada, fatores que podem prejudicar a imagem de sua empresa, ou seja, sua reputação. Desse modo, colocando-a em uma posição negativa perante as mídias e seu público. 

Como vimos no início do artigo, a empresa Autora teve sua reputação afetada após fechar parceria com um fornecedor que praticava trabalho escravo.

Isso não somente fez a organização sofrer uma multa milionária como também afetou sua capacidade de vendas, afinal o público não lidou bem com essa informação.

Confira em Rede de super mercados suspende venda de suco após caso de trabalho escravo

Além disso, os riscos reputacionais são os responsáveis por levar o nome de uma pessoa ou empresa para as chamadas mídias negativas.

Elas são conteúdos, notícias ou informações que retratam uma pessoa ou organização de forma negativa, prejudicial ou desfavorável que prejudicam a credibilidade da organização. 

Quais os riscos reputacionais mais comuns

Existem diversos tipos de risco que podem colocar sua empresa com problemas de reputação e credibilidade. Entretanto, o mais comum é o descuido com as pessoas e outras empresas as quais você pode estar se relacionando.

Isso porque, ao fechar um contrato, realizar uma compra ou até mesmo em processos de M&A você pode estar deixando fácil o acesso de pessoas e empresas que simbolizam riscos que prejudicam sua reputação.

Tais riscos podem ser envolvimento com corrupção, fraudes e golpes que, uma vez descobertos, podem tornar sua empresa um alvo. 

Leia também: Como evitar golpes em sua empresa

E sabe por qual razão isso ocorre?

Isso ocorre quando não existe a prática de verificação de antecedentes da pessoa ou empresa com quem você está fechando algum tipo de relação comercial.

Afinal, esse é o principal passo para identificar de forma prévia esse tipo de risco, ou seja, a melhor maneira de evitá-los. 

E como minimizar os riscos reputacionais

Sabendo que se tratam de riscos, a melhor forma de evitar esses prejuízos de imagem é analisando todos os previamente, ou seja, realizar uma due diligence.

Isso quer dizer que é preciso analisar e verificar o histórico de novas pessoas ou empresas que estarão envolvidas com sua instituição. Assim, é possível identificar possíveis atos ilícitos ou créditos financeiros que podem indicar um futuro problema para sua empresa. 

Conheça o que é a Checagem financeira para reduzir prejuízos

Além disso, ter uma política eficaz de prevenção à lavagem de dinheiro é essencial.

Pois dessa forma, é possível promover uma cultura de segurança dentro da empresa, capaz de identificar situações não legais e inadequadas no ambiente interno.

Por fim, é essencial ter um Programa de Compliance, ou de área similar, bem estruturado e preparado para solucionar possíveis riscos e sanar problemas. Isso porque esta é a principal área de atuação no combate à ilegalidade e inconformidade com a Lei, sendo, portanto, uma aliada no combate de riscos que possam colocar a segurança dos cidadãos em situação de vulnerabilidade. 

Os efeitos dos riscos reputacionais

Os riscos reputacionais podem prejudicar a credibilidade, confiança e percepção pública de um indivíduo ou instituição perante ao seu público. Afinal, ninguém gostaria de comprar ou fechar um negócio com uma instituição que tem mídias negativas e uma reputação ruim.

Por essa razão, os efeitos dos riscos reputacionais são diversos:

Perda de confiança dos clientes

Isto porque, quando uma empresa é envolvida em escândalos ou práticas duvidosas, os clientes podem perder a confiança na marca e se afastar. Com isso, eles param de consumir os produtos ou soluções da empresa.

Redução das vendas

Com a perda dos clientes, o setor de vendas teve uma queda considerável. Isso já que os consumidores podem acabar optando por comprar de concorrentes mais confiáveis.

Danos à reputação

Os riscos reputacionais podem gerar  mídias negativas que mancham a reputação da empresa. Esta perda de credibilidade pode levar a consequências graves em termos de percepção do público como valor da marca e relações com investidores.

Ação regulatória

Em casos mais graves, onde as empresas podem acabar envolvidas em escândalos de corrupção e fraudes, é possível que ela tenha seus bens bloqueados. Além disso, podem ser aplicadas diversas ações como a cobrança de multas e sanções administrativas que podem ter efeitos financeiros significativos na empresa.

Nossa solução e riscos reputacionais

Como uma forma eficaz e ágil de mitigar esses riscos, nossa solução de Background Check é essencial. Isso já que, de forma 100% automatizada, nosso software consegue realizar uma varredura em mais de 200 fontes de dados, públicas e privadas.

Dentro dessas fontes, ainda, verificamos possíveis registros em Listas restritivas, identificamos Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e se há a existência de mídias negativas relacionadas aquela pessoa ou empresa. Além disso, consultamos também todo o possível histórico de antecedentes criminais da pessoa ou empresa pesquisada.

Com isso, é possível gerar resultados completos e com detalhamento descrito em uma única plataforma para tomar uma decisão mais informada.

Como resultado disso, ainda é possível utilizar nossa solução como uma ferramenta de credibilidade perante aos clientes. Dessa forma, demonstrando a preocupação de sua empresa com a transparência e segurança deles.

Se interessou e quer saber mais? Realize um teste com nosso time de especialistas

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Next Análise de risco de crédito: quais critérios avaliar? »
Previous « Reconhecimento facial: o que é, como funciona e onde aplicá-lo
Leave a Comment
Share
Published by
Maria Eduarda
Tags: Background checkComplianceEmpresariscos reputacionaisSegurança
2 anos ago

    Related Post

  • Riscos de verificar antecedentes do seu candidado apenas em banco de dados: o que você precisa saber
  • Checagem financeira: como evitar prejuízos ao contratar ou firmar parcerias
  • Gestão de riscos em compras: evite problemas com fornecedores e assegure conformidade nos processos

Recent Posts

  • Recrutamento

7 erros básicos no processo de admissão que você deve evitar

Conheça os principais erros no processo de admissão que podem comprometer a segurança jurídica da…

2 meses ago
  • Compliance

Novas diretrizes do DOJ sobre inteligência artificial e compliance acendem alerta para empresas brasileiras

As novas diretrizes do DOJ alertam para o uso tecnologia sem controle. Entenda como compliance…

2 meses ago
  • Compliance

Compliance na contratação: como o jurídico pode ajudar a minimizar riscos

Entenda por que integrar compliance na contratação é essencial para minimizar riscos jurídicos, proteger a…

2 meses ago
  • Segurança

Qual o custo da não gestão de riscos para sua empresa?

O custo da não gestão de risco vai além das perdas financeiras: impacta decisões estratégicas,…

2 meses ago
  • Compliance

Os 7 pilares do compliance financeiro: como proteger sua empresa e construir confiança

Veja como os 7 pilares do compliance ajudam sua empresa a crescer com solidez, transparência…

2 meses ago
  • Background Check

Riscos de verificar antecedentes do seu candidado apenas em banco de dados: o que você precisa saber

Verificar antecedentes em banco de dados pode ser arriscado. Entenda por que optar por soluções…

2 meses ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L